DICAS PRÁTICAS DE COMO MEDIR E VENDER ÓLEO LUBRIFICANTE USADO OU CONTAMINADO ARMAZENADO EM TAMBOR METÁLICO
Aumente a rentabilidade da sua oficina com a venda do óleo lubrificante usado! Sabemos que cada centavo conta, por isso, comece a medir o volume desse resíduo antes de descartá-lo. Com a nossa régua de medição, você pode maximizar os rendimentos da sua oficina mecânica.
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A nossa régua para medir o volume em tambores metálicos tem uso análogo à vareta que mede o óleo em motores à combustão, sendo que o volume é dado pelo nível do óleo lubrificante usado aderido sobre escala dimensionada em litros, não precisa de tabelas de conversão ou ligar na tomada, também não usa bulbos, válvulas ou sensores eletrônicos que podem se danificar com o uso ou em contato com a sujidade do óleo lubrificante usado.
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Saiba como medir e como vender óleo lubrificante usado, armazenado em tambor metálico, obtendo o melhor valor por litro do óleo coletado na sua oficina mecânica e fazer o descarte de óleo de motor de forma correta!
Documentos importantes:
- IN IBAMA Nº 6, DE 15 DE MARÇO DE 2013 – CADASTRO TÉCNICO FEDERAL
- RESOLUÇÃO CONAMA 362/2005
- COMO COLETAR E DESCARTAR ÓLEO LUBRIFICANTE USADO
- Dica 1: A troca do óleo lubrificante usado é um serviço estratégico para a oficina mecânica
- Dica 2: Compra e venda de óleo lubrificante de motor usado é uma realidade
- Dica 3: Atenção para a qualidade do óleo lubrificante usado ou contaminado para o descarte
- Dica 4: O local de coleta e armazenamento para o óleo lubrificante usado
- Dica 5: O melhor recipiente coletor de óleo automotivo usado considerando o serviço da coleta, o armazenamento na oficina mecânica e o descarte de óleo de motor para uma empresa habilitada
- Dica 6: Mensurar o óleo usado acondicionado nos tambores coletores, antes da coleta para o descarte, é responsabilidade do gerador e do coletor
- Dica 7: Procedimentos em relação à coleta do óleo usado pela empresa coletora
Dica 1: A troca do óleo lubrificante usado é um serviço estratégico para a oficina mecânica
A troca do óleo usado ou “queimado” é um serviço simples, rápido, tem periodicidade quase que programada, visto o uso regular do automóvel e a validade do óleo em uso no motor, e é estratégico para a oficina mecânica que, enquanto o veículo está na oficina, possibilita a averiguação, pelos técnicos mecânicos, de outros serviços necessários que devem ser recomendados ao proprietário do veículo a execução.
Deste modo é essencial a divulgação deste serviço pela oficina mecânica que se preocupa com a própria prosperidade e com a fidelização de seus clientes, pois até que os automóveis movidos a eletricidade não ocupem totalmente o espaço dos motores à combustão, sempre haverá a troca do óleo usado que trará o cliente para dentro da oficina mecânica.
Dica 2: Compra e venda de óleo lubrificante de motor usado é uma realidade
Sim, há comércio, compra e venda, do óleo lubrificante de motor usado, mas deve-se observar a legislação ambiental e as resoluções do CONAMA sendo que a destinação deverá ser exclusivamente para empresas coletoras deste resíduo autorizadas pela ANP e que utilizam a tecnologia do rerefino e nunca para a queima ou para outros fins, portanto desconsidere qualquer outra opção que lhe seja oferecida para que a sua empresa não seja conivente com crimes ambientais!
Apesar do OLUC - Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado ser um resíduo perigoso para o meio ambiente a oficina mecânica e os postos de troca de óleo são remunerados pelas empresas coletoras conforme o volume a ser coletado mensalmente, e o preço do óleo de motor usado pago pode passar dos R$3,10 por litro (referência quarto trimestre 2022) cuja variação deste valor, além do volume a ser coletado, também depende do mercado do petróleo.
Na questão de volume gerado para descarte, as concessionárias de veículos são mais bem remuneradas por litros do óleo usado devido ao maior quantidade de OLUC gerado no conjunto de suas filiais que possuem oficinas mecânicas, ou seja quanto maior a quantidade de óleo e a fidelização na entrega deste óleo usado para a respectiva empresa coletora, maior será o valor pago em relação à oficina mecânica individual.
Mas, no caso das oficinas mecânicas e postos de troca de óleo, este panorama pode ser mudado pelo simples fato das oficinas do bairro ou da região, por ação própria ou das associações que as representam, se unam para destinar o óleo lubrificante usado ou contaminado para a mesma empresa coletora, assim gerando volume e poder de negociação junto às empresas coletoras de óleo usado autorizadas pela ANP.
Como referência de empresa de coleta de oleo lubrificante usado que realiza a compra de óleo de motor usado e o rerefino em parque industrial próprio citamos o telefone da LWART: 0800 701.0088 - Disque Coleta.
Dica 3: Atenção para a qualidade do óleo lubrificante usado ou contaminado para o descarte
As empresas coletoras de óleo lubrificante usado podem “recusar” e não coletar este resíduo perigoso caso o mesmo não atenda a resolução CONAMA 362/2005 quanto às obrigações de revendedores e geradores referente a utilizar “ ... recipientes propícios (adequados) e resistentes a vazamentos, de modo a não contaminar o meio ambiente; “ e adoção de “ ... medidas necessárias para evitar que o óleo lubrificante usado ou contaminado venha a ser misturado com produtos químicos, combustíveis, solventes, água e outras substâncias, evitando a inviabilização da reciclagem.
Caso esta mistura aconteça no seu empreendimento a única opção de como descartar oleo de motor de forma correta será pagar a coleta para empresas que recolhem resíduos contaminados, e nesta situação, prefira as empresas que utilizem a tecnologia do coprocessamento, mas este é outro assunto.
Dica 4: O local de coleta e armazenamento para o óleo lubrificante usado
O óleo lubrificante queimado é um resíduo perigoso e pode causar sérios danos para o meio ambiente, desde modo a coleta e o armazenamento devem atender orientações legais para minimizar a possibilidade de acidentes e ou derramamentos, que são:
- A oficina deve ter área específica para a prestação do serviço de troca de óleo;
- O local deve ser coberto para proteção contra intempéries, não possibilitando que a água da chuva possa conduzir o óleo escorrido no chão para galerias pluviais;
- O piso da oficina mecânica deve ser impermeável e possuir canaletas no perímetro para conduzir o óleo derramado para uma Caixa Separadora de Água e Óleo, evitando que o óleo escorrido alcance o solo ou cursos de água;
- Uma Caixa Separador de Água e Óleo – CSAO é necessária para, em caso de acidentes ou derramamentos, o óleo fique retido neste equipamento ambiental e possa ser recolhido.
Tudo sobre a Caixa Separadora de Água e Óleo - CSAO no link:
https://www.mepram.com.br/index.php/oficinas-mecanicas/csao-caixa-separadora-de-agua-e-oleo-na-pratica.html
Dica 5: O melhor recipiente coletor de óleo automotivo usado considerando o serviço da coleta, o armazenamento na oficina mecânica e o descarte de óleo de motor para uma empresa habilitada
O recipiente coletor acondicionador para o óleo lubrificante usado ou contaminado faz grande diferença no processo da troca de óleo na oficina mecânica ou no posto de troca.
Visando a atender a legislação ambiental a respeito do óleo lubrificante usado algumas rotinas comumente utilizadas no passado devem ser descontinuado, como exemplo o transbordo do óleo coletado em recipientes menores para armazenamento em tanques com maiores capacidades que aumenta a possibilidade de derramamentos e poluição do solo e dos cursos de água.
Atualmente, visto as facilidades oferecidas pelas empresas coletoras de óleo usado às oficinas mecânicas, como: logística de coleta mais rápida e eficiente; caminhões coletores com menor porte para acessar os recipientes coletores no interior das oficinas, fornecimento de recipientes coletores melhor adaptados ao serviço da coleta do óleo lubrificante usado ou contaminado, tudo ficou mais fácil, dando agilidade para o técnico mecânico e previne acidentes com este resíduo perigoso.
Portanto, o tambor metálico de 200 litros com rodas para o deslocamento e gargalo com aparador regulável atualmente é a melhor opção disponível no mercado e a própria oficina pode construir o seu.
Para realizar a coleta do OLUC proveniente do cárter dos motores de veículos, seja sobre rampa ou suspensos por elevadores precisamos prever a quantidade dos recipientes coletores com base em:
- Quantidade de passagens na oficina destinadas à troca do óleo lubrificante usado;
- Quantidade de boxes adaptados para a execução deste serviço;
- A possibilidade de compartilhar o mesmo recipiente coletor entre dois ou três boxes;
- A média mensal do óleo lubrificante coletado, e
- Frequência necessária das coletas a serem realizadas pela empresa coletora deste OLUC.
A ideia é que o OLUC seja coletado diretamente no recipiente coletor acondicionador e não sejam utilizado tanques ou recipientes coletores maiores para fazer o transbordo de coletores menores, esta ação visa evitar manter no empreendimento grandes quantidades de OLUC armazenados correndo o risco de causar danos ambientais.
Além do que, um tanque de armazenamento irá ocupar área preciosa do empreendimento e levará mais tempo por parte da empresa coletora para transferir o óleo armazenado para o tanque no caminhão coletor que pode gerar problemas dentro da sua oficina mecânica ou no posto de troca.
Caso a empresa contratada não forneça esta opção, sugerimos duas opções:
- Aquisição do coletor diretamente no mercado especializado em postos de combustíveis com opções de diferentes volumes, com rodas e bandeja de coleta ajustável.
- Construir, de forma econômica, o seu próprio coletor utilizando tambores metálicos em bom estado de conservação e ajustáveis para a sua necessidade.
Dica 6: Mensurar o óleo usado acondicionado nos tambores coletores, antes da coleta para o descarte, é responsabilidade do gerador e do coletor
Preste atenção nesta dica, pois esta situação é comum: o combustível no posto é medido pelo frentista no abastecimento do seu carro, na panificadora o pãozinho francês é pesado pela balconista hora da venda, as fotocópias de documentos são contadas pela atendente para realizar a cobrança e por qual motivo o óleo usado, gerado na oficina mecânica, para descarte tem seu volume avaliado somente pelo técnico da empresa coletora sem o uso de qualquer instrumento?
Como ocorre em qualquer compra e venda o óleo lubrificante usado também deve ser medido da forma mais correta possível visto que é um resíduo perigoso, o gerador deve formalizar a entrega para a empresa coletora através da emissão do MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos e a empresa coletora também deve gerar o CCO – Certificado de Coleta de OLUC, e por fim disponibilizar o CDF – Certificado de Destinação Final que identifica o volume processado no parque fabril de rerefino, como exigido por lei.
Portanto, a medição do volume, registrado nos documentos ambientais, garante à empresa geradora que todo o óleo lubrificante usado está sendo encaminhado para o descarte correto por empresa idônea que encaminha totalmente este óleo lubrificante usado ou contaminado para o rerefino e que será transformado em óleo básico que irá abastecer a indústria reduzindo a extração de petróleo para o fabrico do mesmo óleo básico.
Entenda o motivo! As empresas coletoras de OLUC, autorizadas pela ANP, normalmente se utilizam de caminhões com tanques armazenadores que coletam o óleo usado nas oficinas mecânicas utilizando mangueira ligada a uma bomba hidráulica, até aí tudo certo.
O problema está na falta de equipamento de medição adequado para mensurar o óleo usado armazenado em tambores metálicos ou em tanques.
A solução já está disponível no mercado!
Trata-se de equipamento simples, destinado a medir o volume de óleo acondicionado em tambores metálicos em formato cilíndrico com quatro medidas de diâmetro relacionados aos tambores mais comuns.
Seu uso é análogo à vareta de verificação do óleo contido no cárter de motores a combustão, sendo o nível do óleo aderido indica o volume em escala própria de forma simples e rápida.
Foi idealizado para ser robusto, de fácil uso, para obter a medida do volume por qualquer abertura disponível na superfície dos tambores coletores, não utilizam qualquer artifício como bulbos, sensores e adaptações eletrônicas que podem ser prejudicadas pela sujidade contida no óleo usado.
Diferente de equipamentos eletrônicos existentes, a solução proposta é acessível no custo, é completo para atender o objetivo a que se destina, de fácil uso pelos técnicos mecânicos, pois não requer quaisquer instruções que tais produtivos já não as conheçam.
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Dica 7: Procedimentos em relação à coleta do óleo usado pela empresa coletora
Com relação às empresas coletoras de OLUC, existem dois tipos:
- Empresas que apenas coletam o OLUC; e
- Empresas que coletam e realizam efetivamente o rerefino do óleo usado.
A decisão da escolha é da sua empresa, mas preste a atenção nos seguintes pontos:
- Documentação ambiental em ordem e dentro da validade, bem como a emissão do CCO já descrito acima;
- Presteza e bom atendimento, mesmo fora de datas ou períodos de atendimento, pois devemos prever aumento de serviço atípico e como consequência a completa carga de seus recipientes coletores e não podemos parar o serviço por este motivo;
- As condições dos equipamentos e dos veículos utilizados: Sem contar as identificações no veículo coletor, uso de EPI e a sinalização de segurança obrigatório, verifique se o tamanho do veículo utilitário pode gerar incômodo ao parar na sua porta ou atrapalhar o fluxo de clientes no seu empreendimento;
- Fornecimento de relatório mensal de coletas: É importante para sua empresa manter um histórico de controle e também é um indicador de produção na sua oficina ou posto de troca;
- Forma de pagamento do OLUC coletado prefira o depósito em conta ou pagamento por cartão de débito;
- Correta medição do volume coletado. Apenas uma empresa no mercado atende com régua para medir o volume de óleo usado dentro de recipiente coletor com tambores. É um diferencial importante.
- Caso a sua empresa utilize tanque para armazenamento, prefira sempre que a coleta seja realizada na sua totalidade caso seja conhecido o volume, caso contrário solicite que se colete o OLUC na carga completa do utilitário coletor que tem registrado o volume total líquido.
Quer esclarecer alguma dúvida, dar a sua opinião sobre o que foi posto ou pedir uma visita técnica? Utilize os nossos contatos ou deixe seu comentário na área abaixo.
Estamos sempre a postos para lhe auxiliar e conhecer o seu ponto de vista!
Esperamos que este artigo ajude a melhorar a valoração do óleo usado gerado no seu empreendimento!
Até o próximo.