Aprenda como fazer uma lixeira reciclável
usando filtro de ar de caminhão!
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Nas manutenções mecânicas, principalmente de veículos, encontramos vários tipos de resíduos, alguns recicláveis, outros perigosos e também outros contaminados com óleo lubrificante, sendo que todos estes resíduos devem receber uma destinação final adequada à sua periculosidade para não prejudicar o meio ambiente.
Um dos resíduos mais comuns e gerados em grande quantidade são os filtros que protegem e prolongam a vida útil dos motores e por este motivo deve ser trocados com frequência.
Estes filtros existem em diversos tipos, tamanhos e funções como: filtro do ar condicionado, filtro de combustível, filtro do óleo lubrificante e o filtro de ar do motor.
Nos caminhões, devido as maiores dimensões dos motores, o elemento principal que executa a filtragem do ar aspirado pelo motor são construídos sobre estruturas plásticas e envolvidos com telas metálicas ou de material plástico que são recicláveis e que dificilmente se deterioram com o uso deste equipamento.
Por outro lado, discute-se muito se estes filtros de ar, que geralmente não tem contato com contaminantes como o óleo lubrificante, são resíduos contaminados ou apenas rejeitos, na dúvida tais resíduos devem ser descartados mesmo como resíduos contaminados e destinados para aterros industriais ou para o coprocessamento.
Mas, não podemos desprezar os materiais que podem ser reutilizados ou reciclados, como a estrutura plástica e telas acima mencionadas para fazer, como exemplo, lixeiras para a coleta seletiva.
Você pode estar se perguntando: Por quê o papel que geralmente é o elemento filtrante dos filtros não está entre as materiais que podem ser reutilizados ou reciclados?
O papel, como elemento filtrante não pode, de forma nenhuma, se dissolver na função da filtragem do ar o que acarretaria danos aos motores, e é por este motivo que não são reutilizados ou reciclados, pois não se dissolvem também no processo da reciclagem do papel.
A ideia original de reutilizar os filtros de ar de caminhões foi a de utilizá-los inteiros.
Ou seja, após a lavação destes filtros, na área protegida do posto de lavação dos caminhões, esperávamos a secagem dos mesmos e realizávamos a pintura nas cores para a coleta seletiva e o que sugere a resolução CONAMA 275. Após a secagem da pintura inserimos as etiquetas adesivas de identificação.
Voltando às partes dos filtros de ar de caminhões que são recicláveis, notamos também que tais estruturas são relativamente fáceis de serem separadas do elemento filtrante, e com isto nos dão a oportunidade da REUTILIZAÇÃO, ou seja, da criação de outros objetos que nos serão úteis e, de quebra reduzimos a extração de recursos naturais do planeta, bem como apenas descartar o que não tem a possibilidade do reuso ou da reciclagem.
Mas, como tudo pode ser melhorado e economicamente mais viável, assim surgiu a reestilização destes filtros como visto na primeira imagem acima.
Eis o filtro de ar escolhido!
Como este é um resíduo contaminado, e a oficina mecânica deve destiná-los adequadamente para o descarte, a melhor opção para você conseguir estes filtros sem custo é combinar com o gestor da oficia mecânica de caminhões para que você possa realizar a desmontagem deste filtro e ficar apenas com as partes que lhe interessar, ou seja o cesto plástico interno e a tela plástica externa, sendo que o elemento filtrante, que é a parte contaminada, continuaria sob a responsabilidade da oficina mecânica.
A proposta é boa para as duas partes, você ficaria com o insumo para fabricação de outros materiais sem custo e o gestor da oficina reduziria a conta para descarte deste resíduo contaminado que é cobrado por quilo, bem como o armazenamento apenas do elemento filtrante requer menos volume em relação a toda a estrutura deste filtro.
Utilizar os equipamentos de proteção individual- EPIs para realizar o serviço da desmontagem dos filtros e se proteger de algum contágio que possa ter no pó armazenado nestes filtros.
Recomendo que, antes de começar o trabalho, inspecione o cesto plástico e verifique se o mesmo não está quebrado.
A única ferramenta que utilizei para desmontar os filtros de ar foi um canivete!
O objetivo é o reaproveitamento, ou a reutilização, do cesto plástico interno e da tela de proteção do filtro de ar.
Dimensões do cesto: |
Dimensões da tela: |
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