PREPARE SEU CONDOMÍNIO PARA A COLETA SELETIVA!
Curitiba é uma das cidades brasileiras que está reestruturando o atual modelo de coleta pública de lixo e de recicláveis, e terá que ser bem rápido, pois o sistema está chegando ao esgotamento do atual modelo que foi implantado nos anos 80!
Há várias razões para esta reestruturação, começando pelo atual padrão de geração de lixo em Curitiba e região metropolitana que já passa de 1 Kg por habitante e, segundo publicado pela própria prefeitura de Curitiba, a capital ecológica somente recicla 8% do que é gerado no município.
Outro fator importante refere-se à baixa arrecadação financeira para cobrir o valor total referente à contraprestação do sistema de limpeza pública e coleta do lixo que, também segundo a prefeitura, não cobre metade do valor total gasto pelo município e exige a complementação com verbas que deveriam ser aplicada em outras frentes, como na saúde e na educação. Ações já estão sendo aplicadas para aumentar a coleta de recicláveis, como o projeto da instalação de pelo menos 200 Estações da Sustentabilidade para os próximos anos. Portanto, para quem ainda pensa que o lixo desaparece como magia após ser colocado na calçada em frente da sua residência, ou mais especificamente nos coletores do seu prédio, terá que rever os seus conceitos! A decisão de separar o lixo acontece dentro das casas das pessoas e estas serão cada vez mais "convidadas" a reforçarem o hábito e efetivamente participar da coleta seletiva de recicláveis e assim reduzir o "lixo". ASSISTA O VÍDEO A RESPEITO DA APLICAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO CONDOMÍNIOAlém da necessária adequação ambiental, o condomínio pode se habilitar a incentivos do município, isenção da taxa do lixo e valorizar dos imóveis.
A ideia é que cada cidadão ajude a reduzir os custos do município com o lixo |